Concurso elegerá melhores produtos das agroindústrias familiares na Expointer

Publicado por Departamento de Jornalismo em Geral

13170116_56776_gdo

Publicado em 14 de agosto, 2019 | Nenhum Comentário

O tradicional Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, que ocorre no Pavilhão da Agricultura Familiar da Expointer, já tem as datas definidas. Em sua 8ª edição, o concurso avaliará os melhores itens nas categorias: suco de uva integral, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, salame, queijo colonial, cachaça prata, cachaça envelhecida (classificação premium e extra premium) e mel.

O concurso busca incentivar a qualificação dos produtos das agroindústrias familiares inclusas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf) e priorizar as boas práticas de fabricação.

“O concurso é muito importante como uma forma de reconhecer a qualidade dos alimentos produzidos pelas agroindústrias e incentivar os agricultores a continuarem na atividade, tornando os produtos cada vez mais competitivos, com o apoio do Estado”, afirma Covatti Filho, secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

As avaliações, que ocorrerão às cegas, deverão analisar os produtos de acordo com os parâmetros e normas técnicas pré-definidas pela comissão técnica do concurso. A comissão julgadora será formada por uma dezena de jurados, entre professores, pesquisadores, chefes de cozinha, estudiosos e jornalistas. Em cada segmento, os produtos que receberem melhor pontuação serão classificados como 1º, 2º e 3º lugares.

O concurso é promovido pela Seapdr, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Emater/RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do Rio Grande do Sul (Aprodecana) e Embrapa Uva e Vinho.

As categorias

Suco de Uva Integral (engarrafado)
Vinho Tinto de Mesa Seco
Vinho Tinto Fino Seco
Salame
Queijo Colonial
Cachaça Prata
Cachaça Envelhecida: classificação Premium
Cachaça Envelhecida: classificação Extra-Premium
Mel

Programação

Segunda-feira (26)

9h
Vinho Tinto de Mesa Seco
Vinho Tinto Fino Seco
Suco de Uva Integral

14h
Queijo Colonial

16h
Mel

Terça-feira (27)

9h
Salame

14h
Cachaça Prata
Cachaça Envelhecida (Premium e Extra-Premium)

A premiação ocorre na quinta-feira (29). A expointer vai de 24/08 a 01°/09 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

*Ascom Expointer 

Compartilhe

Sobre Departamento de Jornalismo

Nenhum Comentário

No momento não há comentários para: Concurso elegerá melhores produtos das agroindústrias familiares na Expointer
Que tal ser o primeiro? Comente!

Deixe um comentário